São produtos normalmente feitos com ou exclusivamente de ingredientes orgânicos ou naturais, não derivados do petróleo, adquiridos de forma sustentável e não testado em animais preferencialmente.
Eles existem numa ampla gama de indicações: desde xampus e condicionadores, a máscaras de tratamento e colorações que não deixam nada a desejar em termos dos resultados esperados. No caso das tinturas, existem resultados verdadeiros de cor, intensidade natural e suavidade pura e sua formulações possuem a máxima quantidade de ingredientes naturais possível.
São livres de amônia, silicones, sulfatos ( em sua maioria) e fragrâncias artificiais e aquele “cheiro de tinta” já faz parte do passado. Para ser considerado orgânico a formulação deverá conter pelo menos 95% de matérias-primas certificadas orgânicas, descontando-se água e sal. Os 5% restantes podem ser compostos por água, matérias-primas naturais, não certificados ou permitidos para formulações orgânicas. Já os considerados naturais deverão conter pelo menos 5% de matérias-primas certificadas orgânicas. Os 95% restantes da formulação podem ser compostos por matérias-primas naturais não certificadas ou permitidas para formulações naturais. Uma matéria-prima só será classificada como natural se for realmente 100% natural. A Água e sal não são considerados no processo de certificação.